Alegria no carnaval: chuva volta à região de abrangência da Cooperoque
São Pedro decidiu deixar para o carnaval o dia tão esperado para os agricultores.
A terça-feira, 13 de fevereiro, marca o fim de um ciclo de três semanas sem chuvas mais consideráveis e abrangentes nas lavouras atendidas pela Cooperoque. A preocupação com o cenário vinha especialmente dos produtores que apostaram na soja, cultura bastante prejudicada já nas últimas duas safras.
A verdade é que serão notadas perdas se comparado o que seria o máximo potencial das lavouras, porém a chuva, que aconteceu em bons volumes na região, reacende a expectativa por uma boa produtividade.
A crise hídrica irá afetar de forma diferente cada área, o que tem relação direta com o tipo de solo, manejo, variedades e estágio da planta. As plantas que passavam pela floração nestes últimos dias devem ser as mais afetadas, o que não é regra - por conta das chuvas isoladas que atingiram algumas áreas.
Segundo a RTC/CCGL, a chuva de hoje acontece em momento crucial. As estimativas eram de perdas na ordem de 0,5 tonelada diária na produção no Rio Grande do Sul, caso a precipitação de hoje não tivesse acontecido.
Com a volta da chuva e da esperança, o recado é para que os associados sigam ou retomem o cuidado com suas áreas, realizando as aplicações programadas, investindo e acreditando em uma boa produtividade.