Salvador das Missões, domingo, 22 de dezembro de 2024. Boa madrugada!
Associados lotam Afucoper em noite de palestra sobre Doenças em Trigo
Palestrante foi Dr. Carlos Pizzolotto, da RTC/CCGL
Publicado em
30/05/2023 17:02:03 por Adriel Schardong
Grande número de associados compareceu, na noite de segunda-feira, na sede da Afucoper para prestigiar a palestra “Resultados e perspectivas no controle de doenças em trigo - planejando a safra 2023”, proferida pelo fitopatologista da RTC/CCGL, Dr. Carlos Pizzoloto. O evento foi realizado em parceria entre a Cooperoque e a Bayer.
Pizzolotto apresentou resultados obtidos em uma lavoura experimental, onde foram testadas diferentes técnicas e práticas de manejo, em diferentes variedades de sementes, intervalos temporais e produtos. Com os resultados dos ensaios, é possível verificar a reação das plantas, bem como a ocorrência de doenças e qual o manejo mais adequado para o seu combate.
Carlos também apresentou que doenças que antes eram comuns nas lavouras de trigo, hoje podem ser combatidas com um adequado tratamento de sementes ou através de variedades com alterações genéticas que já apresentam resistências à essas doenças.
Com a previsão da incidência de uma cultura em meio a condições de maior umidade, com a perspectiva de El Niño, a tendencia é que incidam doenças como a Giberela, que é infecção floral. Para controlar a doença, Carlos sugere que sejam buscadas variedades menos suscetíveis, além de prestar atenção nos intervalos de semeadura e aplicações.
O Dr. listou em quatro tópicos o que considera ser a chave para manejo adequado e, como consequência, uma lavoura bem-sucedida, a saber: conhecer a cultivar; estabelecer em área de rotação de cultura; qualidade de semente e seu tratamento; e a aplicação de fungicidas.
Pizzolotto também apresentou resultados de um estudo que determina os melhores intervalos de aplicação e a combinação de produtos químicos, para obtenção de um melhor resultado do custo de manejo versus o benefício na hora da comercialização, através da ampliação de volumes de colheita.
Finalizando, o palestrante apresentou, como resultado de seus estudos, uma projeção para a Safra de Trigo de 2023, em ano com possibilidade de ocorrência de El Niño:
- Evitar semeadura em solos encharcados ou com histórico de mosaico;
- Escolha de cultivares com bons níveis de resistência;
- Tratamento de sementes (fungicida e inseticida);
- Evitar áreas de monocultura de trigo (em caso positivo, verificar controle de manchas);
- Materiais de ciclo médio e tardio, observar aplicações para Giberela.
Agricultura de precisão
Após finalizada a palestra e os agradecimentos ao palestrante e ao apoio da Bayer, a coordenadora do Departamento Técnico da Cooperoque, Marcia Stracke, abordou o assunto da Agricultura de Precisão, um conjunto de ferramentas e técnicas de manejo que visam aumentar a produtividade, conservação e fertilidade de solo e diminuir custos, através de uma maior assertividade nos investimentos.
Márcia lembrou aos associados presentes, que a cooperativa possui equipamentos e técnicos disponíveis para prestar o serviço de coleta, análise e formatação de mapas de aplicação de produtos corretivos, tudo isso sem repasse de custos aos associados. A correção do solo é um dos aspectos mais importantes da Agricultura de Precisão.
Terminadas as explanações, os associados foram convidados a permanecerem para um jantar de confraternização.