Caminhão da Cooperoque leva donativos à Lajeado
Partiu às 6h da manhã da terça-feira, da sede da Cooperoque, um caminhão lotado de donativos rumo à cidade de Lajeado/RS. O município, um dos mais afetados pelas recentes enchentes, tem sido um ponto focal na distribuição de ajuda aos necessitados.
Como resultado da campanha conjunta com o município de Salvador das Missões e com doações arrecadadas pela Cooperoque e por outras empresas e entidades, o caminhão foi lotado com mais de 200 fardos de água, dezenas de colchões, alimentos, produtos de higiene e limpeza, cobertas e roupas de cama, além de centenas de agasalhos.
Os donativos foram levados à planta fabril da Móveis Reeps, uma indústria moveleira que mobiliza esforços para acolher, organizar e destinar as doações. O casal conhecido pelo projeto “Por aí de Kombi” - que viaja o mundo e compartilha as experiências nas redes sociais - participa do movimento. Foi através do casal que a cooperativa chegou a esse depósito.
Os donativos foram descarregados em uma corrente humana que contou com mais de 15 colaboradores. Da Cooperoque, além do motorista, participaram da viagem dois colaboradores com a missão de auxiliar e verificar as atuais necessidades para maior assertividade nas próximas doações.
No mesmo dia, cerca de cinco veículos foram carregados com as doações recebidas e as mesmas foram destinadas a moradores da região, inclusive do município de Roca Sales, fortemente castigado pelas enchentes.
Necessidades atuais
Através das diversas mobilizações realizadas em todo o estado e país, os afetados tem recebido grande número de doações. Especificamente no depósito buscado pela Cooperoque, as necessidades atuais giram em itens de higiene pessoal (shampoo, escova de dente, desodorante) e alimentos. Água e agasalhos não são necessários por hora, devido ao grande volume disponível.
Cenário da região e dificuldade de acesso
Para chegar em Lajeado, caminhos alternativos tiveram de ser buscados, tornando a viagem pelo menos 150Km mais longa na ida. No trecho, foram verificados diversos deslizamentos de terra e áreas que passaram por alagamentos.
Para a volta, com a BR 386 liberada, o cenário foi ainda mais desolador. Comunidades inteiras foram lavadas pelas águas e, quem transita pela rodovia, deverá conviver por longos períodos com trechos danificados devido às fortes chuvas.
Campanhas continuam
A cooperativa segue recebendo donativos, agora concentrando esforços em receber os produtos mais necessários. Uma nova viagem deve acontecer na próxima semana.