Case Cooperoque é discutido em disciplina de Mestrado na UFFS
A Cooperoque foi tema de uma aula do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Cerro Largo. Com o desafio de explanar sobre cooperativismo, um dos grupos de alunos convidou a cooperativa para complementar o conhecimento teórico com o case prático da Cooperoque. A colaboradora Morgani Lang, que é egressa deste mesmo programa, foi quem representou a cooperativa.
Morgani apresentou a estrutura e a organização da empresa, abordando os setores e as atividades desenvolvidas. Também falou sobre a história de 72 anos, e parte dos desafios enfrentados, salientando o fato de a Cooperoque permanecer sempre ao lado do associado, defendendo os interesses mútuos, o que é considerada a fórmula do sucesso da empresa.
Boa parte do tempo foi destinada à interação informal com professores e alunos, para os quais ficou clara a importância da Cooperoque no âmbito regional, especialmente no cenário do cooperativismo. A Cooperoque preserva os valores essenciais deste modelo de negócios.
Foi abordada a importância social da empresa, que distribui seus resultados em novos investimentos em benefício dos associados, que têm atividades em cerca de 20 municípios da região.
Foi abordada ainda a necessidade do estreitamento da relação da Universidade com a Cooperoque, por ser uma fonte de estudos e projetos reais, o que pode contribuir com a própria empresa e com a universidade, porque esta estaria desempenhando o papel de colaborar com o desenvolvimento regional.
Os estudantes demonstraram admiração pela estrutura da cooperativa. Apesar de conhecerem por nome, ou por serem clientes do supermercado, magazine ou agropecuária, a visão sobre a dimensão da estrutura ficou mais clara com a apresentação de um vídeo institucional que apresenta imagens do complexo de cereais, além dos demais setores.