CCGL/RTC e Bayer firmam parceria pela capacitação dos produtores gaúchos
Os produtores ligados às cooperativas associadas à CCGL contarão, em breve, com novos cursos de atualização e capacitação com foco em boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas. A iniciativa é parte do Programa “i2x Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, colaboração da Bayer, Farsul/SENAR-RS e CCGL, através da Rede Técnica Cooperativa (RTC). O acordo foi firmado entre os representantes das entidades e da empresa durante a 22ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS.
Conforme o Presidente da CCGL Caio Vianna, o convênio é extremamente importante para os produtores associados, pois é cada vez mais importante a precisão na aplicação em termos de economia, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e saúde dos agricultores. – Celebramos muito essa parceria que auxiliará na melhoria da lavoura dos nossos produtores, com laboratórios de simulação de aplicação que facilitam o repasse de informação e a aprendizagem dos participantes, gerando mais renda e produtividade ao associado – relata Caio Vianna.
A CEO da Bayer Malu Nachreiner diz que para a empresa química e farmacêutica é um prazer formar uma parceria com a CCGL e RTC, pois deste modo é possível estreitar o caminho entre a informação e o produtor. – A Bayer é uma empresa de inovação, de produtos e serviços, não conseguimos chegar ao agricultor sem as parcerias, pois são elas que possibilitam levar capacitação, melhor uso de inovação e tecnologias até o produtor, deste modo ganham todos os setores – salienta Malu.
O Vice-Presidente da Crop Science/Brasil Marcio Santos explica que existe um dilema de produzir mais em um mundo em escassez, mas com terra limitada para produção e preservando o planeta. – A resposta para isso é produtividade, precisamos que diferentes elos da cadeia invistam para que juntos façam a diferença para o produtor, por isso a importância da parceria, assim todos crescem e contribuem com informações para a evolução da agricultura.
Os primeiros a receberem os cursos de atualização serão os instrutores e técnicos da RTC e da Farsul/Senar, que disseminarão o conhecimento aos produtores. Os treinamentos têm conteúdo prático e teórico e contam com os temas tecnologia de aplicação para redução de deriva, passos para o manejo inteligente de herbicidas, inspeção prática e periódica de pulverizadores e uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Além do Rio Grande do Sul, já participam da iniciativa outros seis estados e o Distrito Federal.