Colaboradores da Cooperoque participam de mobilização de produtores de leite em Porto Xavier
Acontece na manhã de hoje, 1º de agosto, em Porto Xavier, uma mobilização de produtores de leite que reivindicam que o Governo Federal adote medidas contra importação de produtos lácteos vindos da Argentina. O evento, que é promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura - FETAG, reúne mais de 1.000 pessoas.
A concentração começou na praça do município de onde os participantes se dirigiram em passeata à aduana do Porto Internacional.
Somente no primeiro semestre de 2023, a importação de lácteos, como leite e creme de leite, por exemplo, teve um aumento de 240% em relação ao mesmo período do ano passado, comportamento que preocupa os produtores por conta da desvalorização da produção.
Além de chamar a atenção do governo quanto à importação de produtos da Argentina, os produtores reivindicam mudanças nas regras do Proagro para não prejudicar os agricultores e pecuaristas familiares que estão enfrentando três estiagens consecutivas, bem como uma revisão no limite do Imposto de Renda da classe.
A correção ou rebate no enquadramento da DAP e CAF-Pronaf para acessar financiamento de custeio e investimentos, bem como a liberação de recursos do FUNDOLEITE para implementar políticas de apoio aos produtores gaúchos, também são pautas do encontro.