
Salvador das Missões, sexta-feira, 18 de abril de 2025. Boa Noite!
Na segunda-feira, dia 14 de novembro, colaboradores do setor de RH e SESMT (Segurança no Trabalho) da Cooperoque participaram do último encontro intercooperativo do ano. O grupo costumava, antes da pandemia, reunir-se pelo menos 5 vezes ao ano, rotina que está retornando com a estabilização da crise sanitária. Em 2022, foram realizados dois encontros, em maio e novembro.
As reuniões de integração visam o debate de padrões encontrados pelas equipes de mais de 20 das cooperativas que participam da rotina de encontros. Também objetiva-se nestes dias, buscar soluções conjuntas, além de promover treinamentos e apresentação de soluções que possam beneficiar todas as cooperativas, uma vez que as dificuldades e desafios encontrados são equivalentes.
No encontro da última segunda-feira, debateu-se a necessidade de promover cada vez mais uma formação continuada direcionada aos profissionais de RH e SESMT, uma vez que parte destes as iniciativas para promover treinamentos mais gerais entre os colaboradores gerais. Da mesma forma, abordou-se a importância de promover, principalmente aos líderes de setores, formações sobre o gerenciamento conjunto das questões de pessoal, bem como de outros assuntos, que pelos gerentes e coordenadores possam ser monitorados ou disseminados entre as equipes.
Além dos treinamentos, foi também debatida a necessidade de desenvolver ferramentas de análise de desempenho e acompanhamento da evolução de colaboradores, especialmente das lideranças, ou seja, novas formas de cobrar resultados.
Neste sentido, uma ideia em debate, é a criação de uma plataforma intercooperativa que visaria oferecer cursos e treinamentos, com a possibilidade de monitorar os colaboradores participantes, e promover opções obrigatórias e opcionais, que possam ser utilizadas como mecanismo de diferencial de promoção, por exemplo.
Também foi parte do cronograma do dia de integração, uma palestra com a profissional de Gestão de Pessoas da CCGL, Carina Reichert, que abordou o poder e as vantagens de equilibrar a Inteligência Emocional, para o bom exercício profissional. Carina tem mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas, administração de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimentos.
Para os profissionais da cooperativa que participaram do evento, o saldo do dia é bastante positivo, uma vez que abre espaço para troca de ideias com colaboradores de outras cooperativas, o que permite a apresentação das boas práticas realizadas pela Cooperoque, bem como de importar de outras empresas ideias que possam vir a contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da cooperativa.