Colaboradores são apresentados ao Código de Ética e Conduta
Aconteceu no final da tarde do dia 10 de agosto, quinta-feira, uma reunião com a presença de colaboradores de todos os setores que foram convidados a conhecerem o Código de Ética e Conduta da Cooperoque. Com grande adesão dos funcionários, o objetivo do encontrou foi de demonstrar o novo mecanismo que funciona como uma espécie de manual de boas práticas, válido para colaboradores, dirigentes e terceirizados da empresa. O documento foi aprovado aprovado pelo Conselho de Administração da Cooperativa no mês de maio e, no começo deste mês, já havia sido apresentado e discutido pelos coordenadores dos setores.
A reunião começou com a saudação do Superintendente Elmar Inácio Stracke que salientou da importância da presença dos colaboradores que entenderam a relevância de estarem por dentro do que acontece na empresa. Stracke salientou que a cooperativa vem fazendo a sua parte, investindo em todos os setores, citando alguns investimentos que visam a melhoria do atendimento aos clientes e associados, bem como descrevendo aqueles investimentos com vistas ao aumento da segurança e bem-estar dos colaboradores. Elmar ainda atualizou os colaboradores sobre o atual momento da empresa e as perspectivas para este ano, em um claro sinal de inclusão de todos no processo de desenvolvimento contínuo da Cooperoque.
A reunião seguiu com a apresentação institucional do Código de Ética e Conduta, que foi realizada pelo colaborador Braulio Lang, do Comitê de Risco da Cooperoque. Braulio apresentou o histórico para construção do código e salientou que o documento só apresenta vantagens aos funcionários, citando a ouvidoria, que é um novo canal de comunicação para os colaboradores, clientes e associados com o intuito de melhorar processos, atendimento e evitar a incidência de atuações antiéticas.
A Cooperoque, está comprometida com a adoção de padrões éticos em seus negócios e com o cumprimento das leis brasileiras e dos países com os quais possa vir a ter relação comercial, encorajando a criatividade e a liberdade de ação de seus colaboradores. Por isso, é necessário que os diretores, gerentes e colaboradores conheçam e compreendam os valores corporativos estabelecidos neste documento e procedam em conformidade com os mesmos, no desempenho de suas atribuições profissionais.
A noite seguiu com a apresentação prática do canal da Ouvidoria. O Código de Ética e Conduta é um manual de comportamentos que, junto de um novo canal de comunicação - a Ouvidoria - permitirá que qualquer pessoa realize uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio visando coibir descumprimentos a este manual, ou reforçando boas-práticas.
O Diretor Administrativo Mauro Rech também deixou a sua mensagem no sentido de reforçar que todos os colaboradores podem sentir-se a vontade em utilizar a Ouvidoria.
Encerrando, o presiente Delmar Limberger, destacou que a adoção do Código de Ética e Conduta reforça o contínuo amadurecimento da empresa, que agora deixa ainda mais claro a todos que se relacionam com a cooperativa os seus padrões institucionais.