Colonos e Motoristas
O dia 25 de julho é um dia dedicado à duas profissões que se conectam para desenvolver o país.
De um lado, os colonos, que escolheram como nobre profissão de fazer brotar da terra o sustento do mundo. De outro lado, os motoristas, que são os responsáveis por transportar o desenvolvimento. Que abrem mão de aspectos pessoas para cumprirem sua missão.
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo.
O dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. O dia é dedicado ao motorista que com muita dedicação e esforço transporta tudo o que é produzido, cortando estradas de Sul a Norte. Que fazem de seu caminhão a sua casa vivendo na estrada para tirar o seu sustento. Que se emociona na saída já ansioso pela chegada.
Nesta data que para nós é tão especial, queremos homenagear estas duas classes tão importantes para a Cooperoque e para o mundo inteiro.