Cooperativa de alunos da Escolha Padre Afonso Rodrigues está saindo do papel
Cerca de 30 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Padre Afonso Rodrigues, da Vila Santa Catarina - Salvador das Missões - estão participando do programa “Cooperativas Escolares”, do Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. A turma é coordenada pela professora Ângela Scherer.
A Cooperoque participa do projeto como parceira desde o seu lançamento, que aconteceu no começo de junho. Na tarde da segunda-feira, 4 de setembro, os participantes estiveram na sede da cooperativa, onde foram recebidos pela colaboradora Morgani Lang.
A cooperativa dos alunos já está saindo do papel e deverá ser chamada de Coopercraft, fazendo alusão à sua área de atuação: o artesanato. Atualmente, os alunos estão na etapa de construção do seu estatuto, e por isso buscaram a Cooperoque para entender mais do assunto.
Algumas curiosidades chamam atenção da nova empresa. A cooperativa dos alunos, por exemplo, seguirá seu Exercício Social conforme o ano letivo. Cada associado deverá integralizar capital no montante de R$ 10,00, valendo uma quota-parte. Com a visita, os estudantes puderam ver na prática o funcionamento do estatuto de uma empresa, ondem foram discutidos pontos específicos que serão ajustados de acordo com a realidade da cooperativa escolar.
Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas focada nos assuntos do cooperativismo
A colaboradora Morgani Lang, que recebeu os alunos e explanou sobre o Estatuto Social da Cooperoque, é formada em Ciências Contábeis pela URI Cerro Largo e atua na cooperativa há 9 anos, além de ter sido jovem aprendiz na turma de 2013. Morgani cursou o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, pela UFFS. Seu estudo foi voltado à racionalidade, cooperativismo e desenvolvimento, ou seja, através de métodos científicos buscou identificar o modo de pensar dos cooperados e as manifestações do seu senso cooperativista, bem como relacionar tal fato ao desenvolvimento.
Sobre o programa
O programa ‘Cooperativas Escolares’ é desenvolvido no turno inverso da aula. Com o auxílio do Professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. O programa é organizado em fases, e cada uma delas possui uma finalidade. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada. O jogo visa identificar nos participantes suas maiores aptidões e destacar a pluralidade da sociedade, buscando a integração entre os diferentes perfis pessoais e profissionais, realidade que mais cedo ou mais tarde será enfrentada pelos jovens.