Cooperativa realiza Curso de Boas Práticas de Fabricação
Nos dias 5 e 6 de maio, os colaboradores do Posto do Leite da Cooperoque, participaram de mais um Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A etapa teórica aconteceu no auditório da cooperativa e a prática no local de trabalho dos profissionais, tendo como palestrante o Professor Dr. Marcelo Stracke.
As Boas Práticas de Fabricação são normas exigidas às empresas de alimentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que devem ser adotadas para garantir a qualidade sanitária e fabricação dos produtos alimentícios de acordo com os regulamentos técnicos vigentes. É composta por princípios e regras para o correto manuseio dos produtos, considerando desde as matérias-primas até o produto final.
Como estas normas devem estar registradas em um Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Leite Cru Beneficiado, o palestrante Marcelo Stracke publicou um livro do Manual de BPF onde estão descritos os procedimentos de análise e de limpeza de materiais e equipamentos e as medidas de segurança nos trabalhos do Posto de Resfriamento de Leite, bem como um livro do manual de boas práticas do laboratório do estabelecimento de resfriamento de leite cru refrigerado. Os livros foram entregues a cada um dos participantes do curso.
Com o treinamento, a cooperativa reforça seu compromisso com a qualidade dos produtos beneficiados, bem como com os seus colaboradores. Através das Boas Práticas de Fabricação, as empresas passam a contar com uma ferramenta de controle de qualidade da sua produção e possibilitam aos seus clientes e funcionários um ambiente com máxima qualidade, o que permite um retorno favorável da sua imagem e agrega valor ao seu produto.