Cooperoque iniciará atuação com canola na safra 2024
Mais uma demanda dos associados está sendo atendida pela Cooperoque: a partir da safra de 2024 a cooperativa estará preparada para fomentar a cultura de canola. A decisão acontece após reuniões com parceiros de negócios, executivos e o Departamento Técnico. A parceria será com a Celena Alimentos, empresa originária de Mato Grosso, fundada em 1998, com tradição com a oleaginosa.
A Cooperoque prestará aos associados a mesma estrutura de fomento que realiza com as demais culturas (soja, milho e trigo), participando com assessoria técnica desde a preparação do solo até a colheita, venda de sementes e outros insumos, recebimento e comercialização da safra.
Reserva de sementes
O período para realizar a reserva de sementes para a safra 2024 está aberto até 15 de dezembro. Maiores informações, podem ser obtidas no Departamento Técnico, ou diretamente com o Assistente Técnico da sua propriedade.
Importância da canola no cenário do agronegócio
A canola está entre as três oleaginosas mais produzidas no mundo, atrás apenas da soja e do de óleo palma. Sua popularidade se dá diante da possibilidade de inserção em um sistema de rotação de culturas no inverno, contribuindo para o sistema de plantio direto.
O uso da canola em rotação de cultura reduz a aplicação de defensivos agrícolas, o que impacta nos custos da atividade e torna a produção mais sustentável. Além disso, a cultura não exige aquisição de máquinas e equipamentos específicos para o seu manejo, se tornando uma boa alternativa econômica.
Por se adaptar ao clima frio, a canola está fortemente presente na região Sul do Brasil, em especial no estado do Rio Grande do Sul.