Salvador das Missões, domingo, 22 de dezembro de 2024. Boa madrugada!
Cooperoque participa da apresentação do programa ‘Cooperativas Escolares’
Projeto será desenvolvido pelo Sicredi na Escola Padre Afonso Rodrigues, da Vila Santa Catarina
Publicado em
01/06/2023 09:40:11 por Adriel Schardong
Aconteceu no final da tarde de terça-feira, 30 de maio, a apresentação do programa Cooperativas Escolares, projeto realizado pelo Sicredi. O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Afonso Rodrigues, da Vila Santa Catarina - Salvador das Missões - e contou com a presença de pais e alunos, do prefeito Vilson Schons, equipe da secretaria de Educação, professores e funcionários da escola.
A Cooperoque foi convidada a participar do evento, e foi representada pelo seu superintendente, Elmar Stracke. Em sua fala, ele destacou a história de mais de 70 anos da cooperativa e seus quase 63 anos de atuação na empresa. Colocando a Cooperoque a disposição do projeto, Elmar destacou as vantagens do cooperativismo, que é um modelo mais voltado ao social do que o econômico, e por essa característica tem a capacidade de desenvolver as regiões onde atua. Parabenizou o Sicredi e a Secretaria de Educação e o Governo Municipal por aderirem ao projeto, desejando sucesso aos participantes.
O prefeito Vilson Schons parabenizou a secretaria de educação pelo incansável trabalho na busca da concretização deste programa, salientando que o modelo cooperativista é transformador e que Salvador das Missões, como a Capital Missioneira do Cooperativismo, é um exemplo disso. Para o prefeito, o lado social das cooperativas é o que faz a diferença, reportando-se ao fato de o município, mesmo pequeno, contar com duas agências do Sicredi, além da Cooperoque que é uma das cooperativas mais conceituadas do estado e que possui sua estrutura toda no município, apesar de realizar um trabalho regional.
O programa ‘Cooperativas Escolares’ será desenvolvido no turno inverso da aula. Com o auxílio do Professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. O programa é organizado em fases, e cada uma delas possui uma finalidade. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada.
Inspirados nos 28 ‘Pioneiros de Rochdale’, os fundadores da considerada primeira cooperativa moderna, o programa é apresentado por 4 personagens, cada qual com suas habilidades. Desta forma, o jogo visa identificar nos participantes suas maiores aptidões e destacar a pluralidade da sociedade, buscando a integração entre os diferentes perfis pessoais e profissionais, realidade que mais cedo ou mais tarde será enfrentada pelos jovens.
O programa amplia as oportunidades de aprendizado através da promoção da vivência na prática dos princípios do cooperativismo e desenvolve competências de liderança, conhecimento, criatividade e cidadania. De forma concreta, os participantes passarão por todas as fases até a criação de uma cooperativa real. Após a fundação, será eleita uma diretoria e esta nova empresa deverá oferecer algum produto ou serviço à comunidade. Quando já estiver operando, os alunos entenderão sobre questões administrativas e financeiras, ampliando seu conhecimento e dando um passo além na qualificação para o mercado de trabalho, no futuro.