Salvador das Missões, sábado, 21 de dezembro de 2024. Boa Noite!
Cooperoque participa de Missão Técnica nos Estados Unidos, pela RTC
Em 10 dias, grupo de profissionais visitou propriedades, cooperativas e feiras americanas
Publicado em
29/09/2023 10:07:15 por Adriel Schardong
A Cooperoque participou, através do seu Departamento Técnico, de uma Jornada Técnica organizada pela RTC – Rede Técnica Cooperativa, que visitou propriedades, uma universidade e uma feira internacional nos Estados Unidos. Com a participação de um dos seus Consultores Técnicos de Campo, a cooperativa visou agregar conhecimento para buscar aprimorar práticas nas propriedades dos seus associados com vistas a ampliar a produtividade.
No estado de Wisconsin, o grupo visitou a Universidade de Madison, onde foi oportunizado conversar com produtores da região, visando entender a forma de atuação especialmente na preparação de solo e controle de invasoras. Ainda na Universidade, foram apresentados dados de uma pesquisa que vem sendo realizada há 15 anos, com a coleta de informações e cruzamento de dados, onde a própria universidade identifica padrões de solo para determinar as melhores épocas de semeadura, cultivares e insumos aplicados.
O representante da Cooperoque na Missão destaca que em questão de equipamentos, a diferença para o Brasil não pode ser considerada tão determinante. Acontece, que os americanos tendem a utilizar ao máximo das tecnologias que são oferecidas, o que ainda está menos presente no nosso país. Uma das técnicas utilizadas é, durante a colheita, as máquinas realizam mapas de produtividade que são encaminhadas às cooperativas que, por sua vez, geram grids de correção do solo, já pensando na próxima cultura.
Os padrões climáticos presentes na grande parte dos estados americanos instigam a obsessão pela produtividade, uma vez que há, normalmente, a oportunidade de realizar somente uma cultura por ano, por conta da neve e do tempo severo em boa parte do calendário. Por isso, os agricultores trabalham para deixar o solo em condições ideais para alcançar grandes produtividades.
O grupo pôde ainda realizar visitas a empresas da área de químicos e biológicos – como a Bayer, onde conheceram produtos, processos e serviços. Também visitaram cooperativas, que nos Estados Unidos costumam ser mais focadas em algum tipo de serviço, por exemplo, realizar somente a armazenagem de grãos, ou a venda de insumos, combustíveis, dentre outros nichos.
A avaliação da participação da Cooperoque na Jornada Técnica da RTC é muito positiva, visto que foi possível conhecer novas formas de atuação que podem ser adaptadas à realidade local e que, aplicadas aos associados, podem gerar aumento de produtividade e melhoria de processos e resultados para os associados.