Cooperoque participa de rede de integração de dados meteorológicos
Informações mais precisas sobre o clima são de suma importância para buscar maior eficiência na hora de plantar, manejar e até mesmo de colher. Sabendo disso, a Cooperoque integra um projeto de iniciativa do SmartCoop que visa a captação de dados locais para auxiliar na calibração das informações climáticas fornecidas aos associados.
Os sites mais conhecidos e usados geram suas previsões com base em informações de satélite e estações localizadas em centros específicos. Acredita-se com as informações geradas pelas estações localizadas mais próximos da atuação dos associados, as previsões serão muito mais precisas, já que serão compreendidos os comportamentos específicos de cada localidade.
A estação adquirida pela Cooperoque, assim como as de outras cooperativas que integram o SmartCoop, envia informações em tempo real para um sistema que irá tabular os dados colhidos, que são a temperatura e umidade do ar, radiação solar, precipitação, velocidade do vento e temperatura do solo.
Em um primeiro momento, as informações coletadas serão apenas disponibilizadas ao associado em sua página no SmartCoop, que no futuro aproveitará as mesmas para melhorar a assertividade da previsão do tempo.
O que é o SmartCoop
É o primeiro sistema de inovação digital alinhado com a essência e com os princípios do cooperativismo. Lançado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS), é uma plataforma digital de gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas. A tecnologia já está disponível em versão para desktop e aplicativo para celular, para os associados das 30 cooperativas integrantes do projeto.
Na Cooperoque, os associados estão sendo cadastrados e treinados para usar a ferramenta que terá diversos recursos que aproximarão a relação associado/cooperativa, com informações que prometem otimizar a atividade rural e ampliar resultados.