Cooperoque recebe dirigentes da CCGL para diálogo sobre ações e perspectivas para cadeia leiteira

O mercado da produção e comercialização de leite vive tempos de transformações. Desde o ano de 2007, a Cooperoque conta com a sua Plataforma de Resfriamento de Leite, criada a partir da reivindicação de associados que buscavam uma alternativa segura para a comercialização da sua produção.
Atualmente, a totalidade do leite recebido pela cooperativa é destinada para industrialização à CCGL - Cooperativa Central Gaúcha Ltda - da qual a Cooperoque possui participação, através da COCPELL.
Com a finalidade de analisar as características e o momento vivido pelos produtores atendidos, verificar perspectivas e traçar ações em benefício dos produtores que persistem e investem na atividade, aconteceu na manhã da quinta-feira, 27 de abril, uma reunião entre dirigentes da CCGL e equipe da Cooperoque.
Participaram, pela Cooperoque, o Presidente, Delmar Limberger; o Superintendente, Elmar Inácio Stracke; o Diretor Administrativo, Mauro Rech; além dos colaboradores vinculados ao setor, Leandro Sauer, Régis Lenz, Neivo Heck e Douglas Knob. Pela CCGL, o presidente, Caio Vianna; o diretor superintendente, Guillermo Dawson Júnior; o gerente de Suprimento de Leite, Jair Mello; e o gerente de Pesquisa, Geomar Corassa. O maior interesse do grupo de dirigentes, que realiza um roteiro visando visitar todas as cooperativas associadas da central, é de ouvir demandas e sugestões.
Foi apresentado que, no início das atividades, em 2007, a Cooperoque atendia 250 produtores, e captava mensalmente 750.000 litros de leite. Atualmente, o número de produtores não chega aos 50, porém a produção mensal é superior a 1.150.000 litros. Se no começo a média/dia por produtor era de 100 litros/dia, atualmente ultrapassa os 890.
Em resumo, o comportamento segue padrão de diminuição do número de produtores na atividade, porém a captação de produto segue tendência de alta.
Além de resfriar a produção de associados próprios, a estrutura da Cooperoque serve para prestação de serviço de resfriamento para outras cooperativas também associadas à CCGL.
Como diferenciais oferecidos pela Cooperoque aos produtores de leite, foram elencados o financiamento da atividade, retorno de 5% nas compras realizadas na Loja Agropecuária, serviços veterinários sem custos, financiamento e planejamento de alimentação animal, viagens de estudos e treinamentos.
Ao final, a equipe da Cooperoque apresentou as suas sugestões de melhorias, que visam a ampliação dos resultados e um atendimento ainda melhor aos associados.