Salvador das Missões, domingo, 22 de dezembro de 2024. Boa Noite!
Direção Participa do Epecoop 2019- Pessoas Constroem a Inovação
Publicado em
19/10/2019 10:16:30 por Adriel Schardong
Evento ocorreu em Porto Alegre, promovido de pela Ocergs/SESCOOP, nos dias 17 e 18 de Outubro.
O Economista Ricardo Amorim, discorreu sobre a economia mundial, com destaque a guerra comercial EUA/China e o possível acordo comercial UE e Mercosul. A aprovação da Reforma da Previdência, segundo Ricardo, é um dos empecilhos para a retomada do crescimento brasileiro. Avalia que a reforma tributária, qualquer uma das 3 propostas que for aprovada, será benéfica ao Brasil. Sinaliza para o retorno da confiança e dos investimentos internacionais em virtude da inflação e juros estáveis (controlados) e principalmente o fato de que nos EUA o juros sobre as aplicações está próximo a zero, com riscos de ser negativo em algumas situações. Entende que as cooperativa que estiverem tecnologicamente preparadas tem excelente perspectiva de crescimento e desenvolvimento, pois o agronegócio está estruturado e evoluiu muito.
Ocorreram vários debates sobre o painel Oportunidades em um Mundo de Transformação. Destaque às novas geraçõe:, ágeis, dinâmicos, capacitados e autônomos. Os dados e a informação são a Nova Revolução Comercial. O salto tecnológico, em constante evolução e mudança, sinaliza para um novo modelo de gestão: conhecer o seu cliente, saber do ele gosta, personalizar seu produto, opções variadas, ser agil na venda e entrega (sem burocracia).
Desafios diários dos gestores: decisões imediatas baseadas em informações seguras; construir uma equipe com critério, selecionar pela competência; entregar com agilidade, instantaneamente; estar aberto às mudanças e começar consigo; compartilhar experiências; oportunizar aos colaboradores a criatividade, participar de construção de idéias e projetos; conciliar o antigo com o novo; criar uma equipe com trabalho constante em inovação;
Ponto alto, foram as considerações do Escritor, Reporter, Consultor e Administrador de Empresas Max Gehringer. Discorreu sobre a evolução tecnológica e seus reflexos na vida das pessoas e empresas. Fez considerações sobre a geração Z , os "Nativos Digitais", que são idealistas, independentes, dinâmicos e tem dificuldades em compreender o sentido de "ralar" e têm sérias dúvidas sobre a significado de hierarquia. Quando for contratar, explique o que é emprego e o para qual trabalho precisa ser realizado. Persiga seus sonhos, mas acima de tudo trabalhe, faça a diferença e dê o melhor de si se quiser usufuir de alguma qualidade de vida. Não estávamos preparados para o volume de informações e para sobrevivermos, precisamos saber inovar pois a tecnologia avançada tem e terá cada vez mais impacto no emprego e sucesso das empresas.