
Salvador das Missões, sábado, 19 de abril de 2025. Boa madrugada!
A noite da quinta-feira, 4 de agosto, marcou a volta das palestras presenciais com associados da Cooperoque. O Departamento Técnico da Cooperoque desenvolveu, em parceria com a RTC/CCGL e Bayer, uma palestra com a temática das “Doenças em Trigo”, tema em voga quando se desenvolvem as lavouras do cereal na região de atuação da cooperativa.
O evento foi realizado na sede da Afucoper e contou com a presença de grande número de associados que participaram para se conectar com as novidades em estudos sobre as doenças em trigo e suas formas de prevenção e combate.
O palestrante foi o Dr. Carlos Augusto Pizolotto, pesquisador e Fitopatologista, vinculado à CCGL, que é um dos maiores especialistas da área e possui estudos voltados aos assuntos de manejo e otimização de culturas agrícolas, com diversas linhas de pesquisa e com constatações e resultados capazes de otimizar os cultivos na região e buscar melhores resultados aos produtores.
Para o pesquisador, a prevenção e o combate às doenças envolvem muitos fatores, a iniciar pela utilização dos produtos e procedimentos corretos. Mas é importante também, que o produtor observe outros detalhes desde a semeadura, como as características ideias de solo e clima para a obtenção dos melhores resultados, e que, não observando estes detalhes, poderá resultar em uma lavoura propícia ao desenvolvimento de pragas durante o ciclo.
Pizolotto teceu um paralelo sobre as práticas realizadas na região e no estado, em contraponto com padrões utilizados fora do país, já que parte dos seus estudos foram realizados no exterior, quando da conclusão do seu doutorado.
Após a palestra, houve abertura de espaço para dúvidas e posterior confraternização.
O evento marcou o retorno dos eventos presenciais com a participação de maior número de associados - no formato de treinamento, uma prática que, para a coordenadora do Departamento Técnico da Cooperoque, Márcia Stracke, “faz a diferença na vida dos associados, pela carga de conhecimento que adquirem e conseguem pôr em prática nas propriedades, sempre assistidos pelos profissionais técnicos da Cooperoque”.