Levantamento da RTC/CCGL aponta crescimento da área de trigo no Estado
Uma estimativa realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL) aponta que a área cultivada com a cultura do trigo no Estado deve crescer de forma significativa na safra 2022.
Na área de atuação das cooperativas, até a primeira quinzena de março, o levantamento projeta um aumento de 12,1% em relação à safra 2021. De modo geral, todas as regiões sinalizam aumento na área a ser cultivada com o cereal, com variação de 3 a 100% em algumas regiões em que a cultura apresentava tradicionalmente menos expressão. Quanto à produtividade, a expectativa atual projeta uma média de 55,3 sacos por hectare.
O Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa diz que diante das estimativas e considerando os números apurados pela RTC/CCGL na safra passada, é possível trabalhar com a expectativa que o Estado do RS caminhe para uma safra de, aproximadamente, 5 milhões de toneladas em 2022. – O cenário favorável de preço, bem como as oportunidades relacionadas à exportação de trigo para o ano de 2022, impulsionam o aumento da área – explica, Geomar.
Os dados foram coletados em 19 cooperativas ligadas à RTC/CCGL, as quais representam parte significativa da safra de trigo do Rio Grande do Sul.