Palestra Juíza - Bullying, Pedofilia, ...
SEMANA SIPAT - PALESTRA COM JUÍZA
DROGAS - VIOLÊNCIA FAMILIAR - BULLYING - PEDOFILIA
Foi realizada também palestra com a Juíza Valéria da Comarca de Campina das Missões, sobre temas familiares e sociais relacionados às drogas, violência familiar e o que caracteriza o bullying e o pedófilo, e as formas de aplicação da lei nesses casos.
O que é Pedofilia?
Pedofilia é o desvio sexual "caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos"
A relação sexual entre adultos e adolescentes é regulada pelas leis de cada país referentes à idade de consentimento. Alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (14 no Brasil). O ato sexual entre pedófilo e criança não precisa estar presente e uma pessoa pode ser considerada clinicamente como pedófila apenas pela presença de fantasias ou desejos sexuais.
O que é bullying
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos - Ofender - Zoar - Gozar - Encarnar - Sacanear - Humilhar - Fazer Sofrer - Discriminar - Excluir - Isoalr - Ignorar - Intimidar - Perseguir - Assediar - Agredir - Bater - Chutar - Empurrar - Ferir - Roubar - Aterrorizar - Amedrontar - Tiranizar - Dominar