Plano Municipal de Saneamento Básico
Foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 23 de agosto, nas dependências do Clube Riograndense, na Vila Santa Catarina, a primeira etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O PMSB é uma iniciativa municipal, de adesão voluntária, cujo projeto será desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado por uma equipe mista de funcionários da Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, e apoio da Cooperoque, sendo que participaram 179 funcionários do evento de lançamento.
A preocupação com o saneamento básico deixou de ser exclusividade dos grandes centros, sendo também, uma necessidade de médios e pequenos municípios. Conceitua-se saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. O PMSB é um documento que estabelece os objetivos, diretrizes, metas e as condições de prestação de serviços visando seu planejamento e execução com excelência.
O primeiro encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira, sob a coordenação da Enfermeira Aline Rosa Haab Stracke, realizou-se uma apresentação sobre os conceitos de saneamento básico e os objetivos do PMSB. Na segunda parte, os participantes foram dividos em quatros grupos, onde puderam debater e elencar os problemas referentes ao saneamento básico na comunidade e sugerir soluções para os mesmos. Os pontos levantados farão parte do Plano Municipal de Saneamento Básico e sua solução será priorizada.
Ao final ressaltou-se a importância da colaboração de toda a comunidade na execução e fiscalização do plano que começou a ser elaborado e que, além de ser um legado para as futuras gerações, vai gerar efeitos positivos imediatos à saúde e significativos benefícios em qualidade de vida à população.
Cooperoque: Trabalho, credibilidade, honestidade e prudência.