RTC e Agro Connection lançam projeto inédito com informações e curiosidades sobre a safra americana
Receber informações diretamente das lavouras dos Estados Unidos, destaque na produção de grãos, e condizentes com a realidade da safra é sempre um desafio para os produtores. Para superar essas barreiras e levar informações às cooperativas e aos produtores cooperados (mesmo em um cenário de pandemia), a Rede Técnica Cooperativa (RTC) e o Agro Connection lançaram um projeto inédito: O Crop Tour.
Conforme o idealizador do Crop Tour, Carlos Pires, o objetivo do projeto é fazer um exame detalhado nas lavouras dos principais estados produtores de grãos dos EUA e mostrar para quem assiste do Brasil a situação das lavouras nesses locais. – Não é novidade para ninguém que tudo o que acontece aqui nos Estados Unidos influencia e serve como guia aos produtores brasileiros, por isso o Crop Tour pretende estreitar o acesso a essa informação – ressalta Carlos, que é gaúcho natural de Panambi e que atualmente reside nos Estados Unidos, onde faz doutorado na Kansas State University.
Segundo o Gerente de Pesquisa da CCGL e responsável pela RTC, Geomar Corassa, a iniciativa busca descrever de forma simples e objetiva a realidade das lavouras americanas, deixando cooperativas e produtores informados sobre práticas de manejo, condições climáticas e potencial produtivo ao longo da safra. – EUA é um grande produtor mundial de grãos e por isso as condições da safra norte-americana, sejam elas positivas ou negativas, interferem diretamente no mercado e, naturalmente, na tomada de decisão dos produtores brasileiros – ressalta Geomar.
Para o Engenheiro Agrônomo Ph.D. e também idealizador do Crop Tour, Alexandre Rosa, o projeto é relevante, pois as informações geradas nos EUA ajudam o produtor brasileiro nas estratégias de comercialização dos grãos. – Do ponto de vista econômico, sabemos que os dois países são os grandes produtores de soja, milho e trigo então uma possível quebra ou supersafra tende a afetar o mercado de ambos, por isso é preciso estar atento. Do ponto de vista técnico, existem dados relevantes na área da tecnologia e manejo que chegarão ao Brasil em breve e também devem influenciar o cenário produtivo – explica Alexandre, também gaúcho natural de Uruguaiana e atualmente residindo no estado de Nebraska.
Crop Tour: Na estrada com Agro Connection e RTC já percorreu mais de 3.500 km em 6 estados americanos (Kansas, Missouri, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul e Minnesota) e tem o propósito de trazer informações referentes às condições da safra americana, ao mesmo tempo em que reduz a distância entre a realidade brasileira e americana no âmbito agrícola. Para conferir as duas temporadas do projeto, basta acessar o canal do Youtube da Rede Técnica Cooperativa e assistir gratuitamente a todos os episódios.