Setor Lacteo - Valorize e apoie aquele que transporta a riqueza produzida em sua propriedade
Venho aqui para fazer uma reflexão e chama-los a uma AÇÃO COORDENADA, para que juntos possamos contribuir para diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos dos “bloqueios geográficos e por negócios” por causa do Corona Vírus na Cadeia do Leite.
Todos sabem que não podemos parar de produzir, as vacas não tem botão de liga e desliga e diariamente o leite é produzido, estocado em vossas propriedades e depois é destinado para uma indústria (seja ela qual for). EIS A QUESTÃO. Estamos resolvendo as questões da indústria e tomando todas as providências legais, sociais e psicossociais para com nossos colaboradores, pois todos são afetados pela PANDEMIA da mesma forma que nós. Há medo para consigo mesmo, medo para com as pessoas do Grupo de Risco, para com as gestantes, para com as nossas crianças, parentes e amigos mais próximos. Não há como nos blindarmos disso. Somos humanos e de alguma forma seremos influenciados por aquilo que sabemos e o mais grave, por aquilo que não sabemos e não temos controle. Mas o caso da indústria está sendo trabalho e vamos manter produção a todo vapor, pois estamos construindo o melhor ambiente de trabalho possível para que todos os funcionários possam continuar beneficiando o leite que é produzido por vocês.
Outro ELO importante desta corrente são OS TRANSPORTADORES (FRETEIROS) e destes precisamos cuidar tão bem quanto cuidamos de nossas famílias, filhos, parentes e amigos próximos que amamos, afinal eles estão quase que diariamente em vossas propriedades. Para fazer isso assumem certos riscos, deixam suas famílias em casa e para ela querem retornar são e salvos. Diante disso, como podemos contribuir para que eles sigam firme na lida diária? Demonstrando apoio, empatia, consideração e respeito pela atividade. Sabemos que vocês todos agem desta forma e, portanto, chegou a hora de demonstrarmos isso. PRECISAMOS DIZER A ELES que as nossas propriedades estão prontas para recebe-los e que todos os cuidados com limpeza, sanitização de ambientes e sanitização dos equipamentos está sendo tomados. Precisamos fazer com que eles se sintam e saibam que estão seguros em nossas casas (propriedades) e, saibam também que queremos que eles voltem são e salvos para as suas famílias.
Desta forma peço a todos vocês que não fiquemos na omissão. Façamos nossa parte para que eles continuem este importante trabalho. Se nos mostrarmos corresponsáveis pela saúde destes colegas, faremos uma grande ação em prol de nossas propriedades e da cadeia do leite. Esta ação independe de para qual indústria, laticínio ou empresa você comercializa sua produção. Neste momento precisamos nos unir no APOIO e EMPATIA MÚTUA e dar suporte sanitário e bom ambiente de trabalho em nossas propriedades para que o transporte de leite continue firme e forte.
Criem suas formas de fazer este reconhecimento. Conversem com seus freteiros (respeitando a distância mínima de 1,5 a 2,0 metros de distância), os orientem sobre onde eles poderão se higienizar, façamos reconhecimentos nas redes sociais, vamos informar através de nossas redes que também estamos preocupados com a saúde deles. Mas enalteça o seu freteiro. Esta é uma ideia simples, que pode ser aceita, praticada, vivenciada ou não por vocês. A escolha é de cada um e ADESÂO é LIVRE.
Texto elaborado por: Renne Granato – Conselheiro do Departamento Técnico do Leite – CCGL.
Nós da COOPEROQUE estamos fazendo nossa parte e contamos com a ajuda de vocês para que somando forças, tenhamos energia sobrando para enfrentar estes momentos de crise.