Salvador das Missões, quinta-feira, 26 de dezembro de 2024. Bom dia!
SmartCoop e Sebrae iniciam processo de capacitação de associados da Cooperoque em Gestão Gerencial e Financeira
Projeto beneficia 500 agricultores em todo o estado, incluindo 15 associados da Cooperoque
Publicado em
21/11/2024 13:00:50 por Adriel Schardong
Nesta manhã, 21 de novembro, foi realizada a primeira reunião do grupo de associados da Cooperoque que participará de uma capacitação promovida pelo SmartCoop e Sebrae. A iniciativa é assinada ainda pelo Sescoop/RS e FecoAgro/RS. O treinamento, focado na Gestão Gerencial e Financeira de propriedades rurais, atenderá 500 agricultores de todo o estado, com a Cooperoque indicando 15 participantes, entre produtores de leite e grãos. O investimento é de R$ 1,75 milhões, custeado pelo SmartCoop e Sebrae, oferecendo o processo todo sem custos aos associados.
O evento inaugural contou com a abertura de Delmar Limberger, presidente da Cooperoque, que destacou o protagonismo do SmartCoop na modernização do agronegócio. Limberger ressaltou o envolvimento da Cooperoque desde o início do projeto, incentivando seus associados a utilizarem a plataforma. Ele enfatizou a relevância da profissionalização na gestão das propriedades como uma ferramenta essencial para integrar jovens e garantir o sucesso da sucessão rural.
O projeto e seus benefícios
Everton Felden, Analista de Desenvolvimento do SmartCoop, apresentou o projeto, destacando como a utilização da plataforma impulsiona a geração de dados e indicadores essenciais para uma gestão mais eficiente. Felden também destacou o potencial da iniciativa para despertar o interesse na profissionalização, formar agricultores líderes de opinião e aumentar o engajamento de jovens no cooperativismo.
A ferramenta SmartCoop já oferece recursos avançados, como gerenciamento de talhões, monitoramento por imagens de satélite, previsões climáticas específicas por área e registro de ocorrências. Novos recursos, como a Nota Fiscal Eletrônica e a Gestão Financeira, foram incorporados recentemente e estão alinhados ao conteúdo da capacitação. O aplicativo ainda utiliza inteligência artificial para responder a comandos baseados no banco de dados, tornando a experiência do usuário mais interativa e eficiente.
Parceria com o Sebrae
Lidiane Soldatti, representante do Sebrae/RS, reforçou que o SmartCoop reúne as principais ferramentas para que o produtor gerencie sua propriedade com eficiência. Segundo ela, o objetivo do Projeto Propriedade Digital SmartCoop é capacitar empreendedores rurais a adotar a gestão de talhões e rebanhos, com foco na gestão financeira, proporcionando maior produtividade e rentabilidade.
Com o correto lançamento de informações na plataforma, os produtores terão acesso, ao final do programa, a relatórios detalhados que possibilitarão decisões mais assertivas, melhores resultados econômicos e produtivos, além de impactos positivos na qualidade de vida e na sucessão familiar.
O projeto terá início ainda em 2024, com duração prevista de seis meses. Cada propriedade participante receberá cinco visitas de consultores do Sebrae, previamente agendadas, para auxiliar no cadastro de informações e na interpretação dos dados gerados pela ferramenta. Agricultores que já utilizam o SmartCoop estarão em vantagem, podendo aproveitar as análises do consultor para aprofundar o uso da plataforma.
Sobre o SmartCoop e a Cooperoque
O SmartCoop é uma iniciativa de 26 cooperativas do Rio Grande do Sul e atualmente conta com 15.310 cadastros ativos. A plataforma já abrange mais de 2,57 milhões de hectares, sendo 782,8 mil hectares mapeados. A Cooperoque lidera em percentual de associados cadastrados, com 640 produtores utilizando a ferramenta.