Salvador das Missões, domingo, 22 de dezembro de 2024. Bom dia!
Visita UFFS - Cerro Largo
Curso de Agronomia realiza visita técnica no Setor de Cereais
Publicado em
06/08/2017 por Adriel Schardong
Com satisfação a Cooperoque recebeu o Professor Marcos e os alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS de Cerro Largo - para uma visita técnica. Tal encontro teve por objetivo apresentar aos alunos toda estrutura física do Setor de Cereais e demonstrar os processos envolvidos no recebimento e armazengem de grãos.
Primeiramente, os alunos foram conduzidos pelo Coordenador Geral, André Spohr, até o setor da balança e classificação. Ali foram demonstrados todos os processos que fazem parte da entrada e saída de grãos. Foi apresentado a funcionalidade e importância da classificação, onde a cooperativa dispõe de modernos equipamentos: duas balanças para pesagem, sendo uma de entrada com capacidade para 100 toneladas e a outra de saída, com capacidade de 120 toneladas, dois caladores pneumáticos, medidores de umidade eletrônicos Gehaka 939, dentre outros. Os alunos puderam acompanhar e usufruir de todos os procedimentos.
Posteriormente, os mesmos foram conduzidos para verificação de todo complexo da parte de armazenagem: tombadores(sendo dois com capacidade de descarga para bitrem), moegas, silos metálicos, silos de alvenaria, elevadores, máquinas de limpeza blindadas, secadores, captadores de partículas, termometria, pavimentação, expedição de grãos e escadas de fácil acesso aos silos, onde puderam subir e conhecer a produção armazenada nos respectivos silos.
No aspecto de responsabilidade social desenvolvida pela Cooperativa, são adotadas posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, e com isso possui áreas de reflorestamento e investimentos em captações de partículas, inibindo a poluição.
Em seguida, foram convidados a se dirigirem aos depósitos de fertilizantes, agrotóxicos e ao TSI (Tratamento de Sementes Industrial). Puderam verificar o modo de armazenamento de fertilizantes em paletes, e o depósito de agrotóxicos que atende a todas as normativas de segurança vigentes. Mostrou-se ainda importância da qualidade no tratamento de sementes, onde a Cooperoque dispõe de equipamento industrial que garante a distribuição de princípios ativos de maneira uniforme em toda a semente, podendo assim oferecer aos seus associados uma semente de qualidade superior, garantindo maior rendimento e produtividade.
Diante de tudo isso, foi frisada a preocupação da cooperativa perante a questão da segurança de seus colaboradores, onde destaca que a melhor forma de combater acidentes de trabalho é prevenindo-os, com isso a mesma fornece treinamentos, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPCs(Equipamentos de Proteção Coletiva) e todos os suportes necessários para o desenvolvimento das atividades.
Finalizando, queríamos agradecer ao professor Marcos e seus alunos pela visitação e dizer que a Cooperoque sempre estará de portas abertas para essas trocas de informações.